Para quem está planejando a decoração do lar, mas enfrenta problemas com espaço, os móveis sob medida podem ser a solução ideal. No entanto, além de ter móveis que se encaixem perfeitamente em cada cantinho do lar, ainda é preciso saber escolher qual estilo você quer para o lar. Para dar uma ajudinha extra, hoje o post traz dicas de móveis planejados para apartamentos pequenos. Assim, vai ficar mais fácil de planejar o apartamento e ainda dá para se inspirar em estilos de móveis que aproveitem melhor o espaço.

Cozinha e Lavanderia

Dicas: Considere a frequência com que você se aventura na cozinha antes de escolher o projeto de cozinha planejada. Se você se aventura pouco no fogão, há elementos que não são essenciais no projeto. Já para os fãs de cozinha, vale investir mais nesse ambiente e em detalhes que deixem o espaço mais funcional. Embutir os eletrodomésticos pode ser uma solução para driblar a falta de espaço, e ainda fazer a escolha perfeita de móveis planejados para apartamentos pequenos. No entanto, lembre-se que os eletros embutidos seguem o padrão e medidas atuais, e se houver a necessidade de troca no futuro, pode ser que essas medidas não sejam mais as mesmas. Para não ter problemas futuros, considere um projeto em que seja adaptável!

No projeto da lavanderia, a escolha pela máquina lava e seca ajuda a otimizar espaço e dispensa a instalação de varais na lavanderia. Outra proposta ótima é a abertura frontal da máquina, uma vez que permite que seja feito um balcão sobre o eletro, criando uma bancada na lavanderia.

Sala de estar e jantar

Se você precisa de ideias de móveis planejados para apartamentos pequenos, uma das apostas é substituir a tradicional mesa de jantar por um balcão de refeições. O móvel menor aproveita melhor o espaço! Ao invés de dividir os ambientes, opte por um projeto de ambientes integrados, como sala de TV/ estar com sala de jantar. Os móveis planejados podem seguir as mesmas cores para manter a harmonia na decoração do ambiente.

Para a decoração desta sala de jantar pequena a aposta foi por fazer um mesa que sai do balcão da cozinha. A integração dos espaços acontece de maneira harmônica e isso deixa o ambiente mais amplo.

Lavabo e banheiro

Por que fazer um lavabo ou banheiro planejado?

Essa pergunta se repete bastante, e a verdade é que esse tipo de cômodo tende ser um dos menores espaços dos apartamentos; então, nada melhor que optar por um banheiro/ lavabo planejado, dessa forma cada cantinho vai ser aproveitado da melhor forma e você não vai sobrecarregar o ambiente com peças e móveis de tamanhos maiores e que não sejam adequados para o ambiente.

No momento de planejar o banheiro não há necessidade de muitos móveis, mas vale a pena escolher um projeto que atenda suas necessidades. Neste caso, a aposta foi por fazer o armário planejado embaixo da bancada. O móvel pequeno atende ao espaço disponível e ainda tem o revestimento espelhado, que além de ampliar o ambiente ainda traz um elemento moderno para a decoração.

Se você precisa de mais espaço e armários no banheiro, uma das proposta é aproveitar o espaço vertical para os móveis planejados. Exemplo disso é este banheiro, em que o pequeno armário aéreo foi instalado na parede.

Quarto de casal

Dicas: Se ideia é fazer um quarto planejado para o casal, priorize o que é importante para o ambiente de acordo com o espaço disponível. Não adianta planejar um closet, estante de livros, entre outros elementos, se o ambiente é pequeno. Neste caso menos é mais! Abuse de pontos de iluminação indireta para dar mais luminosidade ao ambiente, além de truques clássicos, como parede de espelho e até móvel planejado revestido com espelhos.

Escritório

Fazer separado ou não?

Se você enfrenta a séria dúvida de fazer um escritório separado ou não, há algumas dicas que podem te ajudar na decisão do tipo de projeto. Então, antes de fazer um cômodo apenas para o escritório ou incluí-lo como parte de outro ambiente, considere tais pontos: Separado: se você tem um cômodo que está sobrando, pode aproveitar para transformá-lo em escritório. E para adequar ainda mais o projeto para apartamentos pequenos, ainda é possível usar uma cama ou sofá cama auxiliar, e transformar o escritório em um quarto de visitas quando houver necessidade.

Pense no futuro: não considere apenas o momento presente para planejar os móveis. Se você já se planeja para os próximos anos leve isso em consideração. Para quem está planejando o crescimento da família e a vinda de um baby, é bom reconsiderar o espaço do escritório, afinal, é bem mais difícil de transformar um escritório planejado em um quarto de bebê.

Integrar a outros ambientes: a integração do escritórios em outros ambientes é uma solução para quem não tem um cômodo disponível. O home office pode ser planejado junto da sala ou até do quarto de casal, mas neste caso é preciso dosar o horário de trabalho para não atrapalhar na vida amorosa.

Fonte: Casa e Construção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *